Um dia eu vou morrer. Um dia você vai morrer. Tenho certeza porque nenhum homem na terra, que já tem 4,5 mil milhões de anos, viveu mais que 130, ou 120. Certamente não mais que 120, o que dá mais ou menos 43 mil dias se você tiver sorte, ou azar, ou sorte. É muito. É muito pouco.
É possível que ela venha de sobreaviso ou de rompante. Estatisticamente, não saberia dizer qual é o padrão, mas apostaria na vitória do de uma hora para a outra. Seu bisavô morreu dormindo, sua bisavó sofreu meses numa cama sem esperança de cura. Eles passaram dezenas de anos numa casa sem se falar direito, mas talvez ainda assim se amassem.
Espero que eu morra antes de você, para não ter que sofrer a dor sem nome. Mas em qualquer caso, filho, o que eu queria te dizer é que é importante viver antes disso. Viver antes de estar morto.
Essa é uma coisa difícil de lembrar, acredite. Por isso quando você for grande, quero que faça um exercício simples. Antes de tomar uma decisão importante, pergunte à sua finitude que caminho seguir e ela lhe dará boa resposta (talvez eu tenha copiado isso de algum livro de auto-ajuda, mas funciona mesmo assim).
Mas o principal, mais que lembrar da vida e da morte, é carregar o infinito dentro de si e acalentá-lo como a um bebê que dorme. Só assim é possível. Isso é tudo que eu sei.
Tatiana Monotemática escreve às sextas
2 comentários
Comments feed for this article
agosto 16, 2013 8:18 pm às 20:18
Lucas
agora isso de aproveitar a vida, viver antes de morrer. Sempre me traz uma pergunta chata… Por que? pq temos que viver antes de morrer se iremos moerrer? Principalmente se vc botar na conta que boa parte do que vc vive vc esquece, entao n dah nem pra dizer q eh pra ficar lembrando quando ficar velho. Essa eh uma coisa q sempre me disseram mas q eu nunca entendi.
agosto 19, 2013 10:55 am às 10:55
Davi Carneiro
A vida é assim, cara, quando você menos espera ela pode vir e PAM. É Uma noite qualquer em Salvador, voce vai estacionar um carro para deixar uma amiga em casa e tudo muda. Tentando negar a que tudo muda constantemente, esquecemos o valor sagrado da vida.
Lucas, acho que voce nao tem muita escolha, antes de morrer, voce tera que viver. A brevidade da vida pode ser percebida como o paraiso ou o inferno: tudo deèmde da nossa percepçao.